terça-feira, 11 de agosto de 2009

hipertexto 1

PROPOSTA DE CONCEITOS A SEREM TRABALHADOS EM ESTUDOS SOCIAIS

Conceitos fundamentais como tempo, espaço e sociedade é que dão embasamento aos trabalhos de estudos sociais com crianças de 1ª a 4ª séries,podem ser analisados separadamente mas na prática se inter-relacionam.

Vejamos cada um desses conceitos:

TEMPO:
Transformando e criando novas paisagens e organizando sociedades diferenciadas, o homem constrói a história em todos os momentos, com características específicas de cada época e local.
Para que a criança
Entenda esse conceito o professor precisa:
. trabalhar a noção intuitiva do tempo partindo de experiências vividas pelas crianças, sistematizando a s passagens de tempo, acumulada durante várias gerações: manhã, tarde, noite, hora, dia, semana, mês, ano, século;

.ensinar a criança a se localizar no tempo, a partir de experiências vividas por elas e por outras crianças de seu grupo social, de momentos significativos da história, de sua vida, da comunidade como um todo.

COMO??? ASSIM, VEJA...

. estabelecendo diferença entre passado, presente e futuro;
. percebendo que no presente permanecem os marcos do passado;
. sabendo que é possível planejar os rumos do futuro;
.apontando mudanças ocorridas durante diversas épocas;
.percebendo que várias ações acontecem, ocorrem simultaneamente em diferentes espaços.

ESPAÇO:

Para o ensino desse conceito a criança precisa:

.observar os elementos que compõe a paisagem: terra, água e ar;
. descobrir o que os grupos sociais fazem com a natureza;
. distinguir espaço natural e espaço cultural;
. analisar diferentes espaços, a casa, a escola, o bairro, o município e o país;
. analisar a produção, a circulação e o consumo de mercadorias no bairro, no município e no país;
. observar se as relações entre bairros, municípios e país são difíceis , acontecem, se existe interdependência;
. representar cartográficamente todos os momentos da construção do conhecimento do espaço: limites, distâncias, lateralidades, proporções, representações, escalas, símbolos.

SOCIEDADE: