quinta-feira, 15 de outubro de 2009

NOSSOS PROJETOS

PROJETO BULLYING


 

IDEALIZADORA: Rosani de Lima da Luz

ALUNOS ENVOLVIDOS: 111, 211 e 411 Normal Médio

PÚBLICO ALVO: Professores e alunos

OBJETIVOS:

  • Reconhecer as diferentes manifestações de bullying no ambiente escolar;
  • Reduzir os índices de casos de bullying registrados diariamente;
  • Intervir enquanto Educador tornando-se aliado na Campanha de extinção de toda e qualquer manifestação preconceituosa ;
  • Conscientizar os responsáveis por todos segmentos educacionais da importância de se identificar situações de bullying.


 


 

JUSTIFICATIVA:

As pessoas se formam a partir do que lhe é proposto, tendo por característica marcante o que lhe é julgado. Se uma pessoa for educada e recebe algo negativo, provavelmente será uma pessoa negativa no futuro.

Hoje em dia as pessoas se esquecem que tem capacidades e qualidades. E é na escola que os educadores precisam acompanhar o que vem ocorrendo em sala de aula, tentando evitar adjetivos e humilhações entre os alunos.

Outro aspecto importante é o educador acreditar e tomar como verdade os rótulos levados pelas famílias, pois é o mesmo que reconhecer as capacidades ou dificuldades dos alunos, sem antes conhecê-los realmente, predestinando-o a ser aquilo que já lhe é imposto pela sociedade, sem importar-se de saber se é ou não fato verídico.

Um bom diálogo, pode ser um alternativa e tornar-se um aliado para fazer com que o professor perceba o impacto que essas atitudes podem ter na vida dos menores.

Sabendo que o bullying ocorre em qualquer lugar, com qualquer pessoa , e é um problema mundial . Sendo um distúrbio que se caracteriza por agressões morais e físicas e podem levar ao isolamento, a depressão e a queda de desenvolvimento escolar pensei em trabalhar com esse assunto com meus alunos do Curso normal, já que o mesmo destina-se a preparar futuros professores.


 

COMO CONDUZIREI ESSE TRABALHO:

  • Selecionei primeiro uma história que montei de um livro que li chamado: "UMA LIÇÃO INESPERADA";
  • Organizei duas apostilas:
  • A primeira tinha como título "Educar sem Rótulos":
  • A segunda tratava de caracterizar o que é Bullying, onde ocorre, quem pode ser afetado e suas conseqüências;
  • Organizei também, seleção de algumas histórias verídicas para que os alunos entendessem realmente como acontecem essas agressões;
  • Destinamos , na semana ,três períodos, para pesquisa na internet, sobre o assunto, tendo por base um guia de perguntas pré selecionadas que foram distribuídas aos alunos,para que pudessem seguir um roteiro e abranger de forma integral e completa todos os aspectos que deveriam ser contemplados nesse trabalho;
  • Após feita a pesquisa e os trabalhos com os polígrafos, reuni os alunos em grupos para que elaborassem um relatório sobre seus entendimentos sobre tudo que foi tratado nesses dias, referentes a bullying ;
  • Queria que percebessem a importância de se trabalhar e reconhecer situações de bullying e o quanto todos podem contribuir para que essas agressões diminuam ou se extingam;
  • Junto com a turma chegamos a conclusão que a Instituição Escolar não possuía recursos suficientes para que se pudesse trabalhar com as crianças de uma forma prazerosa;
  • Redividi novamente os grupos, e a cada um deles, ficou destinado que iriam produzir dois slides, um voltado as crianças de Pré a 4ª séries e outro voltado as Séries Finais e Ensino Médio;
  • Começamos então as Produções;
  • Ficou decidido que após todos os slides prontos juntaríamos em um CD e doaríamos a Biblioteca Escolar para que fosse utilizado por todos os professores que desejassem trabalhar com suas turmas;

Com a finalização das produções, postaremos alguns slides na rede, para que fiquem acessíveis também a professores de todo país que desejarem trabalhar de forma criativa e atraente com as crianças.