terça-feira, 5 de maio de 2009

Sociologia da Educação

Sociologia é uma das ciências sociais e seu objetivo é descobrir a estrutura física da sociedade humana, identificar as principais forças que mantém os grupos unidos ou que os enfraquecem e verificar que condições transformam a vida social.
Os fatos sociais são exteriores aos indivíduos e continuariam existindo mesmo que estes não existissem mais. Exercem coação sobre o indivíduo que não pode deixar de praticá-los.
Não basta que vários indivíduos estejam lado a lado para que estejam interagindo. Interação social é uma ação coletiva, executada por vários indivíduos com vistas em objetivos comuns.
Grupos Sociais são conjuntos de indivíduos que interagem uns com os ouros durante um certo período de tempo.
O que entendemos por estratificação social e classes sociais. O processo que coloca os vários indivíduos em camadas sociais diferentes é chamado de estratos sociais e são divididos conforme suas condições econômicas, de nascimento, etc. Os vários estratos
formam as classes sociais da sociedade.
Diferenciemos então Comunidade e Sociedade: o primeiro refere-se a um grupo local, bastante integrado , com contatos primários e pessoais, já sociedade abrange um grupo muito maior heterogêneo, com relações impessoais e formais.
Falemos agora em Status e Papel social . Status social é a posição que o indivíduo ocupa no grupo ou na sociedade na qual ele está inserido. Papel social constitui o conjunto de funções que cada indivíduo desempenha em conseqüência do status que ocupa.
Vejamos então estes slides que preparei sobre sociais, para que percebam a importância e as diferenças existentes nos relacionamentos sociais e entendam que Relacionamento é tudo.

Trabalho desenvolvido pela professora Rosani de Lima da Luz no Curso Normal Médio, turma 111NM, na disciplina de Sociologia da Educação-2009.