quarta-feira, 1 de julho de 2009

QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

INICIALMENTE, FAREI UM PEQUENO RELATO DE MINHA TRAGETÓRIA PROFISSIONAL.
COMECEI MINHA ATIVIDADE DOCENTE NO ANO DE UM MIL E NOVECENTOS E OITENTA E DOIS TRABALHANDO COM ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL.
DURANTE QUINZE ANOS TRABALHEI SOMENTE COM ENSINO FUNDAMENTAL INICIAL PERCORRENDO DIV ERSAS ESCOLAS, TRABALHANDO EM LOCALIDADES E ESCOLAS DIFERENTES, MAS TODAS LIGADAS AO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL.
A PARTIR DO ANO DE UM MIL NOVECENTOS E NOVENTA E SETE, COMECEI A MINISTRAR AULAS NO CURSO NORMAL MÉDIO E NO ENSINO MÉDIO, TRABALHANDO COM AS DISCIPLINAS DE DIDÁTICA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA, SOCIOLOGIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO, ESTRUTURA E OUTRAS MAIS, ALÉM DE ATUAR NO SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO, DO CURSO NORMAL MÉDIO.
COMO TRABALHO COM DISCIPLINAS DISTINTAS, ATINGINDO SEMPRE OS MESMOS ALUNOS, PROCURO NO DIA-A-DIA, DIVERSIFICAR AO MÁXIMO MINHA PRÁTICA, ATÉ PARA QUE OS ALUNOS MANTENHAM-SE INTERESSADOS E ATENTOS QUE QUERO TRANSMITIR, TAMBÉM OBJETIVANDO QUE ALCANCEM O QUE REALMENTE QUERO QUE RENDAM.
DURANTE MINHA PRÁTICA DOSCENTE PROCURO SEMPRE MESCLAR AS ATIVIDADES DIÁRIAS EM MOMENTOS DISTINTOS. PRIMEIRO PROCURO CHAMAR A ATENÇÃO DA TURMA PRA O QUE VOU EXPLICAR, INCENTIVANDO-OS COM ALGUMA DINÂMICA OU TÉCNICA, COMPETITIVA, OU NÃO, MAS QUE PROMOVA UM AGITO ORIENTADO, QUE PARA MIM, É UM BELO INCENTIVO PARA O INÍCIO DE QUALQUER ATIVIDADE OU CONTEÚDO NOVO.
POSTERIORMENTE, PASSO AO CONTEÚDO PROPRIAMENTE DITO, E NOVAMENTE PROPORCIONAREI UMA OUTRA ATIVIDADE QUE OS LEVEM A PRODUZIR, BASENDO-SE NO QUE FOI ASSIMILADO, PARA QUE POSSA OBSERVAR SE, O QUE FOI TRANSMITIDO, FOI REALMENTE APROVEITADO OU, TEM QUE SER REVISTO NOVAMENTE, TALVEZ DE UMA OUTRA FORMA.
PROCURO, NO DIA-A-DIA DA SALA DE AULA, SEMPRE FAZER LIGAÇÕES DO CONTEÚDO COM O QUE SE PASSA NA SOCIEDADE, MOSTRANDO AS MODIFICAÇÕES OCORRIDAS, AS TRAGETÓRIAS PERCORRIDAS, AS ATITUDES TOMADAS, AS CONSEQUÊNCIAS DE NOSSOS ATOS, ETC...
PROCURO EM MINHA PRÁTICA, SEMPRE VARIAR A FORMA DE ENSINAR, ESTOU DIARIAMENTE EM BUSCA DE NOVIDADES, IDÉIAS NOVAS, NOVAS FORMAS DE INTRODUZIR CONTEÚDOS. PROCURO TROCAR IDÉIAS COM MEUS COLEGAS DE CURSO, E SEMPRE QUE POSSO FAÇO PARCERIAS DESENVOLVENDO PROJETOS, EM QUE POSSAMOS UNIR NOSSAS DISCIPLINAS COM OS MESMOS OBJETIVOS, TRABALHANDO JUNTO COM AS TURMAS, PROPONDO ATIVIDADES DIFERENTES, MISTURANDO ENSINO MÉDIO COM O CURSO NORMAL, ENFIM PROMOVENDO INTEGRAÇÃO DOS DIVERSOS SEGMENTOS DA ESCOLA, DOS DIVERSOS CURSOS, DESENVOLVENDO PARCERIAS, ETC...
PROCURO ESCUTAR SEMPRE MEUS ALUNOS, SUAS SUGESTÕES, OPINIÕES, VALORIZANDO SUAS PRODUÇÕES E APRENDENDO COM ELES.
ESTOU ABERTA AS NOVAS TECNOLOGIAS. É BEM VERDADE, QUE ANDEI UM POUCO ACOMODADA, QUANTO À ÁREA DE INFORMÁTICA, MAS RESPINGUEI, QUANDO PERCEBI QUE PODERIA TER UMA ÓTIMA ALIADA PARA MINHA INCANSÁVEL BUSCA POR NOVIDADES E NOVAS FORMAS DE INTRODUZIR MINHAS MATÉRIAS.
EMBORA NÃO TENDO TANTO TEMPO ASSIM, PARA TROCA DE IDÉIAS COM COLEGAS NO DIA-A-DIA, PROCURO ESTAR ATENTA, COMPARTILHANDO MINHAS IDÉIAS, PARTICIPANDO EM DIVERSAS COMISSÕES DE TRABALHO, DESENVOLVENDO OS PROJETOS EM PARCERIA COM COLEGAS, COMO JÁ CITEI ANTERIORMENTE.
SEMPRE PROCURO FAZER MUDANÇAS NA MINHA FORMA DE ENSINAR E CADA VEZ QUE O FAÇO, NÃO SINTO-ME DESCONFORTÁVEL, PELO CONTRÁRIO, SINTO-ME ANSIOSA PAR VER OS RESULTADOS. NÃO TENHO RECEIO DE INOVAR, PELO CONTRÁRIO, ADORO INVENTAR, MUDAR, DIVERSIFICAR. CLARO QUE SEI O QUE PRECISO E QUE DEVE SER TRABALHADO EM CADA DISCIPLINA, MAS AS FORMAS DE TRABALHAR É QUE PROCURO MUDAR, MESMO SENDO TURMAS DIFERENTES , SE SURGE A IDÉIA, JÁ VOU EXPERIMENTAR E VER OS RESULTADOS QUE VOU CONSEGUIR.
REALMENTE, SOU INCANSÁVEL, GOSTO DO QUE FAÇO, GOSTO DO CONTATO COM OS ALUNOS EM SALA DE AULA, DO CONVÍVIO DIÁRIO NA ESCOLA.
PROCURO ESDTAR SEMPRE ALEGRE, DE BOM HUMOR, TRANSMITINDO ALEGRIA, SENDO AMIGA, COBRANDO QUANDO É NECESSÁRIO, OUVINDO QUANDO É PRECISO, EXIGINDO QUANDO ACHO QUE NÃO ESTÁ DO JEITO QUE DEVERIA OU PODERIA ESTAR ORIENTANDO QUANDO VEJO A NECESSIDADE.
DENTRO DO CURSO NORMAL, TEMOS UMA PARCERIA MUITO BOA ENTRE NÓS PROFESSORES, PROCURAMOS INFORMAR SEMPRE QUE ACONTECEM SITUAÇÕES QUE MERECEM NOSSA ATENÇÃO MAIOR, PROCURAMOS AGIR EM CONJUNTO. UM PROFESSOR NORMALMENTE SABE COMO ESTE OU AQUELE ALUNO SE COMPORTA NAS DIFERENTES DISCIPLINAS. PROCURAMOS FALAR UMA MESMA LINGUAGEM, PARA QUE OS ALUNOS NÃO FIQUEM CONFUSOS E POSSAMOS CAMINHAR EM UMA MESMA DIREÇÃO.