Trabalhos desenvolvidos nas minhas aulas de Sociologia,Didática Geral, Filosofia, Ensino Religioso e Didática de História e Geografia, minhas Opiniões Pessoais e Crônicas.
MINAS CRÔNICAS E OPINIÕES PESSOAIS SOBRE ASSUNTOS DIVERSOS
O PODER DA CANETA VERMELHA
PROPOSTA DOS CONCEITOS A SEREM TRABALHADOS EM ESTUDOS SOCIAIS
CONCEITOS A SEREM TRABALHADOS EM ESTUDOS SOCIAIS
Conceitos fundamentais como tempo, espaço e sociedade é que dão embasamento aos trabalhos de estudos sociais com crianças de 1ª a 4ª séries,podem ser analisados separadamente mas na prática se inter-relacionam.
Vejamos cada um desses conceitos:
TEMPO: Transformando e criando novas paisagens e organizando sociedades diferenciadas, o homem constrói a história em todos os momentos, com características específicas de cada época e local. Para que a criança Entenda esse conceito o professor precisa: . trabalhar a noção intuitiva do tempo partindo de experiências vividas pelas crianças, sistematizando a s passagens de tempo, acumulada durante várias gerações: manhã, tarde, noite, hora, dia, semana, mês, ano, século;
.ensinar a criança a se localizar no tempo, a partir de experiências vividas por elas e por outras crianças de seu grupo social, de momentos significativos da história, de sua vida, da comunidade como um todo.
COMO??? ASSIM, VEJA...
. estabelecendo diferença entre passado, presente e futuro; . percebendo que no presente permanecem os marcos do passado; . sabendo que é possível planejar os rumos do futuro; .apontando mudanças ocorridas durante diversas épocas; .percebendo que várias ações acontecem, ocorrem simultaneamente em diferentes espaços.
.observar os elementos que compõe a paisagem: terra, água e ar; . descobrir o que os grupos sociais fazem com a natureza; . distinguir espaço natural e espaço cultural; . analisar diferentes espaços, a casa, a escola, o bairro, o município e o país; . analisar a produção, a circulação e o consumo de mercadorias no bairro, no município e no país; . observar se as relações entre bairros, municípios e país são difíceis , acontecem, se existe interdependência; . representar cartográficamente todos os momentos da construção do conhecimento do espaço: limites, distâncias, lateralidades, proporções, representações, escalas, símbolos.
SOCIEDADE:
A criança precisa:
.conhecer-se e formar um autoconceito; . Conhecer as pessoas com quem convive; . Reconhecer os diversos grupos sociais existentes; . Perceber diferenças entre raças, profissões, classes sociais; . Despojar-se de preconceitos; . Conhecer e valorizar diferentes formas de trabalho; . Conhecer diferentes formas de manifestações populares, culturais; . Conhecer diferentes graus de organizações políticas existentes; . Ser estimulada ao trabalho de grupo e cooperativo; . Analisar quem produz e participa dessa produção; . Analisara distribuição de riquezas produzidas.