skip to main | skip to sidebar

terça-feira, 9 de junho de 2009

Processo De InteraçãO Social
View more OpenOffice presentations from rluz.
Postado por Rosani às terça-feira, junho 09, 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

Meus alunos, nossos trabalhos

Trabalhos desenvolvidos nas minhas aulas de Sociologia,Didática Geral, Filosofia, Ensino Religioso e Didática de História e Geografia, minhas Opiniões Pessoais e Crônicas.

MINAS CRÔNICAS E OPINIÕES PESSOAIS SOBRE ASSUNTOS DIVERSOS

  • O PODER DA CANETA VERMELHA

PROPOSTA DOS CONCEITOS A SEREM TRABALHADOS EM ESTUDOS SOCIAIS

CONCEITOS A SEREM TRABALHADOS EM ESTUDOS SOCIAIS

Conceitos fundamentais como tempo, espaço e sociedade é que dão embasamento aos trabalhos de estudos sociais com crianças de 1ª a 4ª séries,podem ser analisados separadamente mas na prática se inter-relacionam.

Vejamos cada um desses conceitos:

TEMPO:
Transformando e criando novas paisagens e organizando sociedades diferenciadas, o homem constrói a história em todos os momentos, com características específicas de cada época e local.
Para que a criança
Entenda esse conceito o professor precisa:
. trabalhar a noção intuitiva do tempo partindo de experiências vividas pelas crianças, sistematizando a s passagens de tempo, acumulada durante várias gerações: manhã, tarde, noite, hora, dia, semana, mês, ano, século;

.ensinar a criança a se localizar no tempo, a partir de experiências vividas por elas e por outras crianças de seu grupo social, de momentos significativos da história, de sua vida, da comunidade como um todo.

COMO??? ASSIM, VEJA...

. estabelecendo diferença entre passado, presente e futuro;
. percebendo que no presente permanecem os marcos do passado;
. sabendo que é possível planejar os rumos do futuro;
.apontando mudanças ocorridas durante diversas épocas;
.percebendo que várias ações acontecem, ocorrem simultaneamente em diferentes espaços.

ESPAÇO:

Para o ensino desse conceito a criança precisa:

.observar os elementos que compõe a paisagem: terra, água e ar;
. descobrir o que os grupos sociais fazem com a natureza;
. distinguir espaço natural e espaço cultural;
. analisar diferentes espaços, a casa, a escola, o bairro, o município e o país;
. analisar a produção, a circulação e o consumo de mercadorias no bairro, no município e no país;
. observar se as relações entre bairros, municípios e país são difíceis , acontecem, se existe interdependência;
. representar cartográficamente todos os momentos da construção do conhecimento do espaço: limites, distâncias, lateralidades, proporções, representações, escalas, símbolos.

SOCIEDADE:

A criança precisa:

.conhecer-se e formar um autoconceito;
. Conhecer as pessoas com quem convive;
. Reconhecer os diversos grupos sociais existentes;
. Perceber diferenças entre raças, profissões, classes sociais;
. Despojar-se de preconceitos;
. Conhecer e valorizar diferentes formas de trabalho;
. Conhecer diferentes formas de manifestações populares, culturais;
. Conhecer diferentes graus de organizações políticas existentes;
. Ser estimulada ao trabalho de grupo e cooperativo;
. Analisar quem produz e participa dessa produção;
. Analisara distribuição de riquezas produzidas.






Contador de visitas

Advogados Rio de Janeiro
Advogados Rio de Janeiro

Sites interessantes

  • DIVERTUDO
  • http://gifsanimados.com
  • portalcurtas petrobrás
  • QUEBRA-CABEÇA-MAPA DO BRASIL

Calendário

Seguidores

Arquivo do blog

  • ▼  2009 (26)
    • ►  05/03 - 05/10 (1)
    • ▼  06/07 - 06/14 (2)
      • Processo De InteraçãO SocialView more OpenOffice p...
      • Porta Curtas
    • ►  06/28 - 07/05 (4)
    • ►  07/05 - 07/12 (5)
    • ►  07/26 - 08/02 (1)
    • ►  08/02 - 08/09 (2)
    • ►  08/09 - 08/16 (3)
    • ►  09/06 - 09/13 (1)
    • ►  09/13 - 09/20 (2)
    • ►  09/20 - 09/27 (4)
    • ►  10/11 - 10/18 (1)